sábado, 30 de outubro de 2010

Reserva de Libra tem entre 3,7 bi e 15 bi de barris de óleo, estima ANP


A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) anunciou nesta sexta-feira (29) que estima que haja um volume recuperável entre 3,7 bilhões e 15 bilhões de barris de petróleo na reserva de petróleo do poço Libra, que está sendo perfurado no pré-sal da Bacia de Santos. De acordo com a ANP, a estimativa mais provável é de 7,9 bilhões de barris.
Se confirmado o potencial máximo da reserva, somente Libra terá volume de óleo superior a toda a atual reserva provada brasileira: "É importante destacar que somente este prospecto de Libra pode vir a ter um volume de óleo recuperável superior às atuais reservas provadas brasileiras, próximas de 14 bilhões de barris de petróleo", disse a ANP em comunicado.

O poço Libra situa-se a 183 km da costa do Rio de Janeiro, em lâmina d´água de 1964 m. O volume estimado, segundo a Agência, é superior ao campo de Tupi, que tem entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris de petróleo e, até então, é a maior reserva de petróleo anunciada no Brasil.
Se confirmado o volume máximo estimado no prospecto Libra, a reserva brasileira pode ser uma das maiores do mundo. O volume de reservas nacional, no entanto, fica bem abaixo dos 264,59 bilhões de barris em reservas da Arábia Saudita, segundo dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep).

Confira mais notícias no sítio da ANP ou a reportagem do G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário