segunda-feira, 21 de março de 2011

Estudantes de licenciatura podem receber apoio para estudar em Portugal por dois anos

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), de Portugal, lança nesta quarta-feira, 16, a nova edição do Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/UC, que seleciona projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. As inscrições vão até o dia 28 de abril.
O objetivo é estimular o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas em nível de graduação-sanduíche, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB). Os projetos de parceria institucional selecionados terão atividades iniciadas em setembro de 2011.

Modalidades de Apoio

Para os estudantes brasileiros de graduação, cujo período de permanência no exterior deve ser de 24 meses, os benefícios são seguro saúde e auxílio instalação, pagos em uma única vez, no Brasil; bolsa no valor de € 600 por mês; e passagem aérea.
Para os coordenadores, o programa prevê missões de trabalho, com duração mínima de dez e máxima de 30 dias, com o objetivo de ajustar as respectivas estruturas curriculares; acompanhar o desenvolvimento dos alunos; avaliar os seus impactos; manter comunicação permanente entre as instituições envolvidas e sistematizar informações a respeito do programa que possibilitem a geração de banco de dados.
Entre os benefícios estão seguro saúde e diárias; e passagens aéreas de ida e volta, no trecho Brasil/Portugal. O número máximo de participantes é de duas pessoas por ano, incluindo o coordenador do projeto. Os recursos devem ser utilizados conforme previsto no Manual de Concessão e de Prestação de Contas de Auxílio Financeiro a Pesquisador.

Serão apoiados até 30 projetos. Cada projeto poderá contemplar até sete estudantes, contemplando, no total, 210 estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário