terça-feira, 12 de outubro de 2010

Projeto para geração de energia alternativa será desenvolvido na UFCG

Objetivo é a formação de recursos humanos aptos a trabalhar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de célula a combustível.

Pesquisadores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) começarão a desenvolver, ainda este ano, um projeto para geração de energia alternativa. Trata-se da célula a combustível, uma tecnologia que converte energia solar em hidrogênio e depois a transforma em energia elétrica.

Este tipo de energia já existe e é uma forma alternativa, que pode ser utilizada em casos de emergência na falta do sistema tradicional de distribuição de energia. Pode ser aplicada em hospitais, empresas, prédios, casas, além de carros elétricos.

Na UFCG, o projeto vai contribuir para a capacitação laboratorial e formação de recursos humanos para a pesquisa, desenvolvimento e inovação nesta área de conhecimento. Serão investidos cerca de R$ 225 mil. O trabalho será financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e terá duração de dois anos.

“Assim que os recursos forem liberados, iremos adquirir os equipamentos e começaremos o desenvolvimento do nosso projeto”, explica o coordenador da pesquisa, professor Hervé Michel Laborde.

Com os recursos, serão adquiridos um eletrolisador (equipamento para conversão de energia solar em hidrogênio) e um equipamento de célula a combustível (para produção da energia elétrica através do hidrogênio). Os pesquisadores trabalharão ainda na adaptação de um sistema de controle e automação.

“Esse projeto é de suma importância para nós, pois vai colocar a UFCG entre as poucas instituições do Brasil que trabalham com o desenvolvimento de célula a combustível. Teremos aqui na instituição um espaço para formação de profissionais qualificados aptos para trabalharem no desenvolvimento e aperfeiçoamento deste tipo de energia”, ressalta Laborde.

Além dele, o projeto Estudo do sistema automático de produção de hidrogênio eletrólito com armazenamento de energia visando o seu uso em célula a combustível será desenvolvido também pelos pesquisadores Antônio Marcos, do curso de Engenharia Elétrica, e Romildo Brito e Luiz Gonzaga, de Engenharia Química. O trabalho contará ainda com a participação de quatro bolsistas (1 aluno de Iniciação Tecnológica, 1 de mestrado e 2 de doutorado).


Fonte: (Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário